segunda-feira, 10 de março de 2008

UMA NOVA FORMA DE ARTE

A tatuagem tem seu primeiro marco na história em um homem congelado, Otzi assim chamado pelos arqueólogos, descoberto nos Alpes italianos em 1991, deve ter vivido por volta do ano de 3300 a.C. Ele tinha 57 tatuagens, algumas das quais eram localizadas em pontos que coincidem com os atuais pontos de acupuntura acha-seque foram feitas para tratar os sintomas de doenças de que Otzi parece ter sofrido, como parasitas digestivos e artrose.
Em 1769 o navegador James Cook descobriu as tribos haitianas que desenhavam no corpo, batendo uma madeira em um dente de ossos e colocando tinta negra por cima. O barulho fazia um ta-tá constante daí sai o nome tattoo.
Para cada povo os desenhos marcados na pele tem um sentido diferente, os tribos de índios brasileiros os cadiuéus, desenhavam uma onça nos meninos para que eles adquirissem coragem.

A tatuagem, como conhecemos hoje, chega ao Brasil por volta de 1959 com um cidadão dinamarquês chamado Knud Harald Lucky Gegersen, mais conhecido como Lucky. Ele instalou-se no porto de Santos lugar de boemia e prostituição. Isto contribuiu bastante para a disseminação de preconceitos e discriminação da atividade. A localização da loja era zona de intensa circulação de imigrantes embarcados, muitas vezes bêbados, arruaceiros e envolvidos com drogas e prostitutas, gerando um estigma de arte marginal que perdurou por décadas

Os tempos mudaram e o preconceito diminuiu, hoje nas areias da praia é algo comum de ser visto. "Não há mais tanta discriminação, as pessoas deixaram de se reprimir" analisa o tatuador Leonardo Branco. Apesar da explosão de borboletas e estrelinhas a tatuagem se tornou uma nova forma de arte, uma arte feita em uma tela viva. "Uma tatuagem pode ser uma obra de arte contemporânea" comenta o tatuador.

As tatuagens representam, para a maioria formas de representar épocas ou passagens da vida. "Sabe aquela música que marcou muito uma época, e que toda vez que você ouve de novo lembra do que estava acontecendo? As minhas tatuagens são assim." afirma o músico Pedro Lima, que resolveu largar a faculdade de publicidade e se dedicar a música e tatuou recentemente uma clave de fá no pulso esquerdo.
O fato de ter uma tatuagem deve ser muito bem pensado, "escolher uma tatuagem é coisa séria, tem de pensar se ela irá combinar com o estilo da pessoa durante toda a vida" afirma o tatuador Pastor. Então não vale só fazer na curtição ou por causa do modismo pois tudo isso passa.

A dermatologista Rosana Chagas, do Real Hospital Português, lembra que existem pessoas que podem ter alergia ao produto usado, e no fim causar uma lesão, deve se fazer o teste antes de tatuar pela primeira vez. Existe a possibilidade de remoção caso algo aconteça ou o arrependimento bata, a melhor forma de retirar ainda é o laser, " a cor e a textura da pele muda, e sempre sobram alguns pigmentos. A pele nunca volta ao normal" diz a médica. Dependendo do tamanho é preciso até 18 sessões de laser, com o intervalo de um mês entre cada uma, e o custo de R$ 400 a R$800 cada.

Então para quem decide fazer uma tatuagem os cuidados após são muito importantes. "É como um pequeno pós-operatório" comenta o tatuado José Accioly que seguiu a risca todos os procedimentos, deve-se fazer um curativo com pomada cicatrizante e filme plástico por três dias, lavar o local com um sabonete anti-bacteriano nos primeiros 15 dias. Depois, muito protetor solar pois a radiação ultravioleta penetra na derme e provoca uma pequena inflamação o que resulta na reabsorção dos pigmentos, ou seja a tatuagem acaba com um desbotamento.

Se depois de tudo isso você pretende fazer uma tatuagem é importante seguir três passos: 1. Visite o estúdio antes e cheque se os instrumentos usados e o lugar são esterilizados; 2. Siga a regra básica de não agir por impulso, pense um bom tempo no que quer fazer e o local; 3. Prefira desenhos personalizados pois as modas passam.

Nenhum comentário: